quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aprendendo sobre Mitologia

 Como não gostar daquelas histórias fantásticas da Grécia-Antiga? De Édipo e a Esfinge, Perseu e a Medusa, Hércules e os 12 trabalhos, Aquiles e o calcanhar... São histórias fascinantes, qualquer ser apaixonado por história, aventura e mitologia, tem a "obrigação" de saber sobre o universo da Mitologia Grega. Eu admito que sei muita coisa sobre Mitologia, mas não pensem que foi de uma hora para outra. Eu sempre fui apaixonada por Mitologia, mas eu nunca soube muita coisa, eu tinha preguiça de pesquisar, não sabia o que pesquisar, era MUITA coisa pra ser pesquisada sobre Mitologia, muitos nomes, muitas histórias, aí percebi que a internet não era o local certo pra aprender sobre Mitologia, nem filmes. Acabei me deparando com diversos livros sobre Mitologia Grega em uma ala na biblioteca da minha escola, e então, comecei a ler. Se vocês quiserem aprender sobre Mitologia Grega, darei dicas, mas antes de qualquer coisa, leia livros sobre tal, e um que eu indico muito é: O Universo, Os Deuses, Os Homens
 O livro é o básico da Mitologia Grega, ele fala desde o começo de tudo, desde a criação dos Titãs por Gaia e Urano, desde o nascimento dos filhos de Cronos, a soberania de Zeus, a Idade de Ouro, os heróis, enfim, pra quem quiser ter um conhecimento geral sobre Mitologia Grega, eu indico muito esse livro, é fácil de entender e fala um pouco de tudo. E o melhor de tudo? Nas últimas páginas tem um epílogo com todos os nomes que apareceram no livro, explicando quem são eles e o que fizeram, ajuda muito a lembrar dos personagens da Mitologia. Se você não achar na biblioteca, pode procurar preços no google para comprar, tenho certeza que vale a pena. Preço da Saraiva

 O Minotauro é um ser mitológico muito famoso, e uma lenda que você tem de saber a história, é de Teseu e o Minotauro. Um livro que eu já li sobre essa magnífica história, é: Ariadne contra o Minotauro.
 
 O livro conta a história de Ariadne, filha de Minos O Rei de Cretas e sua paixão pelo jovem Teseu, filho Egeu O Rei de Atenas, e o conflito e as maldições entre os dois reinos. Teseu havia se tornado oferenda para o Minotauro do Labirinto de Cretas, e Ariadne então, tenta salvar seu amado das garras dos feroz Minotauro. No final do livro também há um epílogo, onde nele há várias curiosidades, árvores genealógicas e um conhecimento geral sobre os personagens do livro. Preço da Saraiva

 Quem cortou a cabeça da Medusa? Quem salvou Andromeda do terrível Kraken? Com certeza, foi o nosso herói Perseu, e para saber um pouco mais sobre o início de tudo, recomendo: O Destino de Perseu
 Muitos sabem que foi Perseu que cortou a cabeça da Medusa, mas por que? Perseu tem uma longa história para contar sobre sua infância trancado com sua mãe Danae em uma fortaleza construída pelo seu próprio avô, Acrísio, que temia que o neto o matasse devido a uma visão do Oráculo de Delfos. Perseu era filho de Zeus, e sendo filho de Zeus, estava destinado à grandes coisas. Preço na Livraria Cultura

 A Odisseia é um livro pedido até nas escolas e é fundamental para o vestibular, mas aquela velha história de que os livros que a professora pede para ler são chatos, não se encaixa em A Odisseia, de Homero.
 Todos sabemos o que é a Guerra de Tróia, mas o que aconteceu depois? O que aconteceu com os heróis? Ulisses (ou Odisseu), com certeza um dos meus personagens preferidos da Mitologia Grega, tentando voltar para Ítaca, se depara com vários obstáculos pelo mar até sua casa, ele vai parando de ilha em ilha, perseguido pela fúria de Poseidon e tentando encontrar seu destino. Ulisses vive várias "aventuras" com sua tripulação e conhece personagens mitológicos como Cerce, Calypso, ciclopes e sereias. Preço da Saraiva

 Um marco da Mitologia Grega também foi a Guerra de Troia, por que a guerra começou? No que os deuses estão envolvidos nessa guerra, por que a bela Helena arriscaria sua vida para fugir com Páris? Você precisa ler: Ilíada ou A Guerra de Troia

 Há muito mais do que apenas um cavalo de madeira envolvido na história, há três deusas, uma maçã dourada da beleza, Páris, o ciúme, a raiva, a traição e o amor. Preço da Saraiva

  Hércules é conhecido como o maior herói da Mitologia Grega, mas você sabe o porquê? Não foi apenas a hidra que ele derrotou como no filme de animação da Disney, Hércules fez muito mais, e para saber: Os Doze Trabalhos de Hércules
 Vida de herói não é fácil, Hércules foi abençoado com força e bravura pelo seu pai Zeus, mas a ciumenta Hera vivia perseguindo o filho de Zeus. Os doze trabalhos realizados por Hércules foram na intenção de matá-lo, mas Hércules, se mostrando muito mais do que um mero mortal, provou que poderia ser tão forte e poderoso quanto um deus. Preço do Submarino

 Há outros livros que podem ajudar você à também conhecer bastante sobre o universo mitológico, é só pesquisar, são tantos livros que você nem vai saber qual ler, mas eu já dei um empurrãozinho para um conhecimento geral sobre Mitologia com esses livros citados acima. Depois que você souber um pouco sobre Mitologia Grega, você pode assistir filmes como Imortais ou Fúria de Titãs e perceber coisas que antes não percebia porque não tinha tal conhecimento sobre o mundo mitológico. Leia o quanto puder, assista filmes, e também, se quiser, você pode até jogar jogos, como Age of Mythology, que é um dos meus jogos preferidos (Faça o download do jogo aqui). E claro também, a internet vai te ajudar muito a saber um pouco mais sobre cada personagem existente da Mitologia Grega, quando encontrar um nome desconhecido da mitologia, corra para o google, assim, você sempre irá aprender cada vez mais.
 Quem sabe me responder a charada da Esfinge para Édipo? Qual é o animal que anda com 4 pernas, anda com 2 e também anda com 3? 

2 comentários:

  1. Olá Tau! Te acompanho desde a época do tumblr, acredita? Sério mesmo. Acredito que temos os mesmos gostos, desde Orgulho e Preconceito, Et's, astrologia, viagens, animais, livros... - juro que não sou uma psicopata, por favor não fique com medo.
    Até te tenho no facebook, mas não tenho coragem de chamar ninguém por medo de incomodar, só falo com meus amigos, familiares ou com quem puxa assunto comigo. Por que eu sou do tipo tímida, sabe? Enfim, eu só queria dizer que eu queria muito conhecer alguém pessoalmente, mas infelizmente não conheço. Alguém pra debater sobre livros, filmes, alguém pra conversar sobre tudo, por que sei que você seria alguém com quem eu adoraria conversar por horas. Na verdade eu tenho um vizinho que é pastor e gosta de astrologia e Game of Thrones assim como eu. De vez em quando a gente procura pelo telescópio enorme dele algumas estrelas "perdidas", nebulosas e outras coisas.
    Olha eu realmente juro que não sou uma psicopata haha (por exemplo, agora só não coloco meu riso como kkkk por que eu quero deixar o texto bonitinho, mas... acho... que acabei de estragar kkkk), eu só tô expressando minha vontade de que algum amigo meu fosse como você, até por que você mora a quilômetros e quilômetros de distância.
    Enfim, até mais Tau (tudo bem te chamar assim?), continue escrevendo, você escreve muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi moça! Desculpa a demora pra responder esse teu comentário lindoo! Só vi agora! hahaahha Sei que você não é psicopata haaha é muito normal a gente se encontrar em algumas pessoas! E bom saber que você também tem esses gostos, seria realmente muito bom conversar com alguém como você, a conversa fluiria por horas mesmo!!!
      Você não precisa se preocupar com isso kkkk teu texto continua lindo :3 hahaha pode me adicionar no face se você quiser, a gente pode conversar, apesar de que eu não converso muito virtualmente, mas sempre que você me chamar dou um jeito de responder!
      Até mais Victoria! E pode me chamar de Tau sim hahaha Muitíssimo obrigada! Adorei o seu comentário <3 Volte sempre hahaha

      Excluir